sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cavalo KWPN

A raça sobre qual resolvi falar é o KWPN, ou Sela Holandesa. É uma raça com grande destaque em nível mundial, estando em 1º lugar no salto e adestramento, mas perdendo para 10 outras raças no cross-country.
História:
A história da raça tem origem nas raças Groningem e Gelderlander. Os criadores de Groningen acabaram usando os cavalos de Gelderlander para refinar seus animais, enquanto que os criadores de Gelderlander usaram os cavalos de Groningen para adicionar mais massa e estrutura aos seus animais. A seleção dos reprodutores era muito restritiva, por isso, a mínima falha em relação ao caráter, solidez e inteligência era logo eliminada da criação.
A criação tomou um novo rumo. O objetivo: cavalos para o esporte, foi quando se introduziu o Puro Sangue Inglês.
Posteriormente também foi introduzido sangue Holsteiner na criação, para melhorar ainda mais as habilidades da raça.
Aptidões e destaques:
A principal aptidão desta raça é o CCE (Concurso Completo de Equitação), mais especificadamente, para a prática de salto e adestramento, pois não há muitos exemplares que se destacam no cross. Um garanhão, de nome Nimmerdor, filho de Farn, um Holsteiner, e uma égua com sangue inglês, foi o principal garanhão da época. Nimmerdor produziu diversos cavalos com grande destaque mundial, e foi eleito garanhão do século 20.
Marius, pai do fabuloso Milton, foi um excepcional saltador e representante da raça. Assim como Dutch Courage, cavalo de adestramento produzido pelo corredor olímpico britânico Jennie Loriston-Clarke, que ajudou a firmar a reputação da raça no Reino Unido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário